quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

1000 Visitas!

Caros colegas,

Em pouco mais de dois meses, sendo que um deles foi o Dezembro do Natal e da Passagem de Ano, o Banco da Actores ultrapassou as mil visitas!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ReBista à Moda do Porto


ReBista à Moda do Porto

Sinopse
Uma revista à portuguesa será sempre um espectáculo oportuno numa época de crise. Esta ReBista á moda do Porto parece-nos um espectáculo mais que oportuno, pelo encanto que este grupo proporciona quando actua – seja a dançar, cantar, seja a representar um género que, não nos parece nada caquéctico ou desusado mas antes, aquele que provavelmente melhor vai de encontro ao nosso povo, seus hábitos, costumes e, que melhor respeita essa tradição vicentina do ridendo castigat morales.
Os tipos sociais vicentinos são os mesmos tipos que encontrámos no nosso quotidiano de hoje seja no Porto, em Lisboa ou numa qualquer aldeia ou vila trasmontana porque, são os mesmos tipos de sempre.A sua psicologia é uma psicologia de grupo social, e não uma psicologia individual mas, nem por serem tipos sociais estas personagens deixam de ser indivíduos vivos, de impressionante presença. Gil Vicente retratou nas suas obras a degradação dos costumes, a alcoviteirice, a infidelidade conjugal, a feitiçaria, a superstição, a usura, a imoralidade dos religiosos, a incompetência dos médicos, dos juízes ou políticos e, esse mesmo retrato foi o nosso grupo encontrar nas vendedeiras e nos mercados tripeiros do Bolhão ou Bom Sucesso, nos comentários cada vez mais generalizados do povo tipo - ‘este mundo está perdido’; a mesma alcoviteirice e, infidelidades, de várias ordens religiosas ou, nem por isso looooooooooool!!! Os mesmos pecados e virtudes, os mesmos ‘bichos e bichas’, de sempre!
Quem for ao Teatro Sá da Bandeira entre 18 Dezembro até 31 de Janeiro, sextas e sábados 21H30 e domingos matinée à moda antiga – 16H00, encontrará um espectáculo de descontracção e frescura mas, também, um olhar nos olhos uns dos outros, sem freio na língua nem receio de mostrar os dentes para que, num riso com siso, contemplar também aquele que é o mais antigo Teatro da Invicta.
Numa ReBista à Moda do Porto teríamos sempre que cantar e elogiar os Teatros da Cidade do Porto que, desde os finais do século XVIII tem assistido ao aparecimento e desaparecimento de dezenas de maravilhosas salas de espectáculos, conferindo à cidade e à região um aspecto espectacular!
Numa ReBista à Moda do Porto teríamos sempre de cantar o Douro, suas gentes, mareantes e, claro… - Cantar o Porto e suas freguesias. Cantar o ‘povo tripeiro’ se nos permitem a expressão de orgulho.
Mas também não poderíamos deixar passar a oportunidade de evocar figuras históricas da cidade e do país e, assim sendo, fazemos nesta ReBista uma justa homenagem a José Guimarães que, o grande público (des) conhecerá pela canção Rosa Branca popularizada por Mariza no mundo inteiro e, que aqui será cantado por figuras da praça tripeira como Florência, Nel Monteiro ou Manuel Morais entre tantos outros que participarão de forma graciosa e sentida na elegia cantada ao poeta popular!
Uma satírica homenagem às nossas gentes, hábitos e costumes do nosso querido e mundial Portugal!
Vão ao Teatro! Viva o Teatro!
Vão ao Teatro! Viva o Teatro!

Encenação e Direcção – António Pedro

Direcção Musical – Teófilo Granja e Rui Costa

Direcção de Cena – Tânia Carvalho

Movimento – Rogério Costa

Autoria – António Pedro, José Guimarães, João Arezes, J. Jales

Elenco :
António Pedro;
Tânia Carvalho;
Manuel Monteiro;
Fátima Couto;
Andreia Costa;
Ana Catarina;
Cristiana Carvalho;
Rita Leite;
Bernardo Lima;
André Martins;
Lara Bétia;
Pedro Sousa.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Quintas de Leitura